28/01/11

Quase todas as histórias começam com ERA UMA VEZ. Mas e se o tempo verbal mudar e um espectáculo reflectir o aqui, o agora? É no presente que se faz uma das mais admiradas histórias de encantar. Em versão musical, pelos mesmos criadores de Pinóquio Feiticeiro de OzCinderela XXI é uma adaptação aos dias de hoje de um conto celebrizado pelos irmãos Grimm, uma explosão de magia, cor, aventura e humor, bem ao estilo da Broadway. Com música e letras originais, este espectáculo junta actores, cantores e bailarinos, e recria um tema que tem atravessado o imaginário de diversas gerações, numa mensagem intemporal e fascinante.

Em Cinderela XXI troca-se o sapato de cristal pelos ténis, mas o sonho de uma vida diferente, os afectos, o sentido de justiça, de respeito, a honestidade e a perseverança, continuam nos acordes deste espectáculo.

Mas porque também a Gata Borralheira teve de se esforçar para se transformar numa princesa, e no sentido de mostrar que a conquista exige trabalho e dedicação, lançaremos às escolas um desafio: um casting para que seja escolhida uma personagem para o musical. “Quem quer estar ao lado da CINDERELA?” é a provocação que pretendemos deixar a diversas instituições de ensino. Numa vertente pedagógica, apela-se não só aos valores inerentes à história, mas também ao conceito “teatro musical”, a sua definição, estilos, a necessária versatilidade do elenco, as diferenças em relação à ópera e a importância do triângulo música-teatro-dança.

Sem comentários: